Instituto Pensar - Antagônicos, Bolsonaro e Felipe Neto estão entre os 100 mais influentes do mundo, segundo a revista ?Time?

Antagônicos, Bolsonaro e Felipe Neto estão entre os 100 mais influentes do mundo, segundo a revista ?Time?

por: Nathalia Bignon


(Fotomontagem: Blog Sala de TV)

Símbolos de dois "mundos? antagônicos, o influenciador digital Felipe Neto e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram os dois únicos brasileiros a figurar na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo em 2020 elaborada pela revista ?Time?.

Na categoria "Líderes?, Bolsonaro aparece ao lado de outros governantes como Donald Trump, presidente dos EUA, Xi Jinping, da China, Narendra Modi, da Índia, e Angela Merkel, da Alemanha. O perfil de Bolsonaro na revista informa números negativos de seu mandato, como os 137 mil mortos pela Covid-19 no Brasil, a "pior recessão em 40 anos? e os "mais de 29 mil incêndios na floresta amazônica apenas em agosto?, mas também o apoio de 37% dos brasileiros.

"No entanto, o número que realmente importa é 37 ? a porcentagem da sociedade brasileira que aprovou Jair Bolsonaro em uma pesquisa no final de agosto, a maior pontuação desde que ele assumiu o cargo no início do ano passado?, diz o perfil. "O índice de aprovação de Bolsonaro se deve em parte aos pagamentos mensais de ajuda de emergência feitos aos mais pobres do país durante a pandemia. Mas também reflete os seguidores fervorosos, que quase o cultuam, que ele comanda?, diz a Time, referindo-se ao mandatário como um cético à pandemia.

O presidente também havia sido incluído na lista dos cem mais influentes em 2019. Dilma Rousseff foi citada em 2011 e 2012, e o ex-presidente Lula em 2004 e 2010. Antes de Felipe e do atual mandatário, só 10 brasileiros haviam sido incluídos entre os top 100 nesta lista de notáveis, criada em 2004 pela revista americana.

É o segundo ano seguido que o presidente é listado entre as cem pessoas mais influentes do mundo pela publicação. O presidente do Brasil foi descrito pela publicação na época como "um personagem complexo?, que representa uma ruptura com uma década de corrupção, mas que também é "um garoto propaganda da masculinidade tóxica?.

"Ícones? na Time

Já o influenciador Felipe Neto foi incluído na categoria "Ícones?. A publicação destaca, sobretudo, seus 51 milhões de seguidores nas redes sociais. A lista ainda tem a tenista Naomi Osaka, Opal Tometi, Alicia Garza e Patice Cullors, as três fundadoras do movimento Black Lives Matter, a professora americana Angela Davis, a jogadora de futebol dos EUA, Megan Rapinoe, entre outras celebridades.

"O fato de Bolsonaro também estar na lista não surpreende, muito pelo contrário. Como o pior presidente do mundo no enfrentamento à Covid-19 e no combate às queimadas na Amazônia e no Pantanal, ele está na lista como uma honra negativa. Basta ler o texto associado à sua imagem para entender?, disse Felipe sobre seu parceiro na indicação.

Time afirma que, no YouTube, Felipe ganhou fama rapidamente, um público jovem enorme e leal e patrocinadores, mas que, pondo isso em risco, deu um novo propósito à popularidade para se tornar um dos maiores opositores de Bolsonaro. O texto conclui afirmando que a voz dele ressoa poderosamente num país onde a democracia está em perigo.

Ao comentar o resultado divulgado esta semana, o influenciador digital também falou sobre o futuro: "Continuarei com estes valores e levando a sério a responsabilidade da influência que acabo gerando na vida das pessoas?.

O artigo sobre Felipe publicado no site da revista foi escrito pelo deputado federal David Miranda. "O influenciador digital de maior importância no Brasil, possivelmente no mundo?, escreveu o político eleito pelo Rio de Janeiro. A edição impressa da Time 100 deste ano chegará às bancas nesta sexta-feira (25).

youtuber vem enfrentando ataques desde que começou a se posicionar politicamente e contra o governo de Jair Bolsonaro. Felipe Neto foi alvo, em julho, de um boato mentiroso que o associava a pedofilia. Em agosto, Felipe aceitou o convite do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para participar de uma reunião sobre o projeto de lei das fakes news.

Esta não é a primeira vez que o youtuber brasileiro se torna notícia internacional. Em julho, o jornal The New York Times publicou um vídeo no qual Felipe faz críticas ao presidente dos Estados Unidos Donald Trump e ao do Brasil, Jair Bolsonaro.

Com informações do Estadão e UOL



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: